Como fazer uma promoção de vendas de forma estratégica?

Promoção de vendas: como fazê-la de forma estratégica?

promoção de vendas é uma oportunidade de negócio para aumentar suas vendas. No entanto, é necessário fazer um planejamento que defina o público-alvo, picos de vendas, produtos mais vendidos, entre outros, para que a promoção de vendas seja bem aplicada, podendo aumentar o fluxo de clientes e reduzir o número de produtos parados em seu estoque. Veja abaixo como realizar essa gestão de vendas de uma forma efetiva:

Como anda a situação econômica da sua empresa?

O primeiro passo para realizar a promoção de vendas de seus produtos é conhecer a fundo como está a situação econômica de sua empresa. Perguntas como: quais os produtos estão parados no meu estoque? Quais os dias de menor movimentação na minha loja? Essas perguntas são essenciais para entender a situação do caixa e dos produtos de sua empresa. Caso não tenha as respostas, recomendamos fazer um levantamento para ter um raio-x geral dessas questões.

Veja também: Controle de estoque é fundamental para o sucesso do nosso negócio!

Técnica de vendas: conheça seu público-alvo

É importante conhecer seus consumidores, pois é a partir disso que você faz a segmentação das suas promoções. Assim, encontra a linguagem específica para utilizar e as estratégias para trazê-lo até sua marca, fazendo com que compre seu produto.

Quais os objetivos da sua promoção de vendas?

Muitas empresas adotam a promoção de vendas para aumentar o fluxo de clientes em dias em que as vendas tendem a ser mais baixas, e outras empresas para tirar produtos parados do estoque. Assim nascem as famosas “liquidações”.

Sendo assim, é necessário explorar os aspectos da sua promoção de vendas e definir os parâmetros que ela abordará. Só assim ela atinge o objetivo definido e não perde o foco. Por exemplo, se sua empresa possui a tela soldada parada no estoque, enquanto o arame recozido é o produto mais vendido da sua loja, não vale a pena fazer uma promoção focada nele.

Como será realizada?

Existem inúmeras possibilidades de realizar uma promoção:

  • Anual: promoções de vendas como black friday, que possuem o intuito de zerar o estoque restante no final do ano ou o estoque sazonal;
  • Mensal: ofertas mensais de determinados produtos que estão “parados” no estoque. É interessante, nesse tipo de promoção, realizar ações como: o aniversariante do mês de novembro ganha desconto na compra do arame recozido;
  • Semanal: as ofertas semanais têm sua especificidade em ofertar os produtos menos vendidos, visando movimentar o estoque da companhia;
  • Diário: as promoções diárias para melhorar a lucratividade do negócio e gerar fidelização. Por exemplo, existem redes de fast food que adotam os famosos hambúrgueres do dia. Em seu caso, você poderá adotar “o produto do dia”.

Como divulgar suas ações?

Existe um ditado que diz “o que não é visto não é lembrado”, pois bem, ele se aplica em uma promoção de vendas. Para que ela tenha êxito é necessário fazer uma ampla divulgação.

Digamos que você possua uma loja de material de construções e quer movimentar suas vendas por meio de uma liquidação. Você sabe que seu público se informa mais por veículos tradicionais como jornais e outdoors. Por que não investir nesses meios para tornar sua promoção efetiva? Ou melhor, digamos que suas contas não se encaixam nesses veículos tradicionais, já pensou em um carro de som? Ou banner ou faixa em frente a sua loja? Ou até mesmo um folder?

Nós da Votoraço queremos que você tenha sucesso em suas vendas, por isso, caso tenha alguma dúvida sobre este tema nos envie uma mensagem, ficaremos felizes em te ajudar. Análise seu negócio, escolha o melhor modelo, comunique e boa sorte vendas!