Precificação: como fazer a formação de preço de venda do meu produto?

Precificação: como fazer a formação de preço de venda do meu produto?

A formação de preços é um fator extremamente importante para determinar o sucesso de uma empresa. Precificar de maneira coerente fideliza o cliente e preserva o valor de um produto, além de trazer equilíbrio ao mercado e à empresa. É essencial para um distribuidor independente, ter bem definido o valor do seu produto, que não abrange apenas o preço.

É possível trabalhar a precificação mais focada em um único tipo de produto, como barras de aço e vergalhões, por exemplo. Porém, esse processo de formação de preço é mais complexo do que pode parecer. Por isso, nós da Votoraço elaboramos este conteúdo para elucidar alguns pontos e ajudar o seu sucesso profissional.

Pontos-chaves para uma precificação coerente:

É importante conhecer os pontos fundamentais da precificação, pois este processo auxilia a satisfazer o consumidor e a enfrentar a concorrência para melhorar os resultados da empresa, garantindo que todas as obrigações serão pagas e possibilitando seu sucesso.

  • Conhecer o real valor do seu produto

A definição do preço adequado de venda de um produto depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. Ou seja, o valor de venda deve cobrir o custo direto da mercadoria, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido.

Se o preço do mercado for menor que o da sua empresa, então deve-se avaliar a viabilidade da prática para equilibrar o preço de venda. Com isso, a empresa deve diminuir custos diretos, despesas fixas ou ainda aceitar um lucro líquido menor.

  • Conhecer o valor que o seu cliente dá ao seu produto

Não basta que o preço seja bom só para a sua empresa. Afinal, quem irá manter o seu negócio vivo são os clientes. Por isso, é fundamental entender qual o valor que os seus clientes dão ao seu produto e quanto estão dispostos a pagar por ele. Além disso, agregar valor ao produto pode contribuir bastante, para uns a qualidade do produto é o valor que o faz optar por distribuidor A ou B, para outros, a rapidez e agilidade logística é essencial, e ainda para alguns o maior peso de decisão é simplesmente preço.

  • Conhecer a concorrência

Conhecer os seus clientes e os clientes dos seus clientes é parte fundamental da precificação do seu produto, conhecer o valor que eles dão ao produto e serviços do seu concorrente também é importante. Alguns quesitos como peso da marca, tempo de mercado, volume de vendas e agressividade da concorrência também exercem influência direta sobre o valor do produto.

Com esses pontos em mente, você conseguirá definir uma linha de formação de preço para o seu produto, além de criar um posicionamento de mercado e uma estratégia de fidelização de clientes. O preço é muito mais do que apenas uma quantia que vai entrar no caixa da sua empresa, ele é essencial para criar a sua base de clientes e para a sua continuidade no mercado.