Controle de estoque é fundamental para se manter organizado | Votoraço

Controle de estoque é fundamental para o sucesso do nosso negócio!

Uma empresa deve possuir um estoque organizado e balanceado para evitar as perdas de produtos, otimizar o tempo de entrega, aproveitar vendas de oportunidade e maximizar o lucro. Afinal, quando se tem mais ou menos produtos do que o planejado, a logística de entrega pode ser prejudicada e produto parado significa venda não realizada. Não possuir, também, um mix completo de produtos pode significar perder oportunidades de vendas com retorno financeiro melhor.

O sistema de gestão do estoque de uma empresa significa gerir a quantidade e variedade de produtos que se tem disponível para pronta-entrega, assim podemos otimizar a logística dos setores de compras e vendas, evitando realizar vendas que possam extrapolar o prazo de entrega ideal do seu cliente, e de comprar produtos que não giram e vão ficar acumulados em nossos estoques.

O balanceamento, ou seja, a variedade de tipos dos produtos, também é saudável. A maioria dos clientes deseja comprar toda a sua necessidade num mesmo estabelecimento por comodidade. No nosso negócio, além dos vergalhões VT 50 é importante também ter um estoque completo com os demais itens da linha Votoraço como CA60, Telas Soldadas, Treliças e Arames. Este mix de produtos traz maior rentabilidade ao negócio, além da oportunidade de venda.

As formas mais comuns de realizar o controle de estoque são por meio simples planilhas físicas (no papel) ou digitais, programas como o Microsoft Excel e mais avançados com softwares de controle de estoque para que auxiliem a reduzir o tempo de manutenção de estoque, por exemplo realizando inventários, pois conseguem trazer os dados totais de cada produto de maneira automática.

Controle de estoque

Por definição, estoque é todo produto armazenado por algum intervalo de tempo. Constituem estoques os produtos que aguardam venda ou despacho e também as matérias-primas e componentes que aguardam utilização na produção. Por isso, estabelecer a quantidade exata de produtos que se tem é primordial para um sistema de estoque bem organizado. Dessa forma, você evita comprar produtos sem necessidade, além de saber exatamente quantos itens podem ser entregues dentro do prazo do pedido, evitando causar insatisfação ao seu cliente.

Lembre-se, uma empresa organizada gera bom atendimento, fideliza clientes e tem vantagem sobre a concorrência. Manter o estoque atualizado é essencial para se precaver de incidentes, como danos e insatisfações de clientes. Aliás, você deve realizar um monitoramento periódico dos objetos que compõem sua prateleira. Assim, você tem a noção exata de quantos e quais produtos têm a pronta-entrega e em qual prazo consegue suprir a demanda do seu cliente.

O controle de estoque ainda é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa. Ter um estoque muito grande é dinheiro parado na prateleira. Por isso, é fundamental saber otimizar o estoque, armazenando mais produtos que têm melhor saída e com uma quantidade mínima dos itens de menor procura. Com isso, você equilibra as suas ações e mantém a boa qualidade de entrega, fundamental para a reputação do seu negócio.

Nós da Votoraçoqueremos que você tenha noção ampla de como lidar com o estoque da sua empresa, modernizando e tomando conta de maneira eficiente dos produtos, que são o coração da sua organização. Afinal, o controle eficiente garante otimização do lucro e um atendimento mais satisfatório ao cliente.