Tudo o que você precisa saber para ser uma loja de construção civil exemplar

O mercado de construção civil ainda é uma área rentável. Porém, se você quer fugir da crise e quer que sua empresa cresça, é preciso se destacar. Possuir uma loja exemplo é o caminho certo para o sucesso do seu negócio. Neste artigo vamos te dar algumas dicas que tornará a sua loja de materiais ainda melhor.

Boa Localização

A primeira coisa a se fazer quando se abre um negócio é pesquisar a região ideal para estabelecer sua empresa. É preciso fazer uma pesquisa sobre qual o melhor local para trabalhar com determinado serviço e saber se já existe algum negócio parecido na região. Segundo a consultora do Sebrae-SP Karoline Fidelis, “é bom que o proprietário dessa loja veja o que está acontecendo ao seu redor. Tem alguma obra por perto? Ele deve prestar atenção nisso para ver como vai ser a procura de seus produtos”.

Conheça seus clientes

Segundo ponto muito importante é conhecer o seu cliente. Por ser um mercado muito competitivo é importante entender quais são as necessidades e expectativas do seu público. Também é preciso oferecer um atendimento de qualidade. O objetivo é sempre fidelizar o seu cliente e para isso ele precisa sentir-se confortável e bem atendido. A fidelização é um fator chave para o sucesso de qualquer negócio.

Cuide dos Produtos

Nesse mercado é essencial o cuidado com estoque para evitar prejuízos. Sempre avalie em seu estoque quais materiais estão vendendo mais, quais saem menos e quais estão em falta. É preciso, também, calcular a quantidade mínima de produtos, visando gerar o menor impacto no capital de giro da empresa. Para isso leve em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega. Guarde a primícia de que é preciso ter o máximo de fornecedores e o mínimo de estoque.

É preciso manter a loja organizada. Como a loja de materiais de construção possui uma gama muito variada de produtos, é preciso organizar e indicar o que e onde é possível encontrar os produtos. O cliente deve ser capaz de encontrar sozinho o que procura e o vendedor especialista deve auxiliar apenas em consultas específicas.

Lojas pequenas não têm a necessidade de oferecer todos os tipos de produtos, mas independente do porte existem itens indispensáveis em qualquer loja de materiais de construção, como: ferramentas, arame, vergalhão de aço, tela eletrosoldada, areia e pedra, argamassa, tijolo, cal, cantoneira, cimento, espaçador, ferro, madeiras, rejunte, telhas, caixas d’água, bombas, caixas, grelhas, ralos, conexões, tubos, quadros de luz, tomadas e interruptores, torneiras, duchas e registros.

Boa gestão

Mas de que adianta ter uma loja bem localizada, com produtos de qualidade, oferecendo o melhor para o seu cliente se o mesmo não sabe que você existe? É preciso trabalhar a imagem do seu negócio também. Por isso, é extremamente importante, além de estar bem localizado, ter uma boa estrutura para oferecer ao seu cliente. Uma fachada atrativa ajuda muito a atrair novos clientes.

Também é preciso gerir bem sua equipe. A gestão de pessoas é fundamental em qualquer organização que visa o crescimento. É preciso ter uma equipe focada e capacitada para oferecer um atendimento prestativo e de alta qualidade ao seu cliente.

A gestão do seu negócio também envolve lidar com fornecedores. Esse é um aspecto delicado. É necessário escolher fornecedores confiáveis, qualificados, que ofereçam produtos de qualidade pelo menor custo e que cumpram com seus compromissos. Nem sempre é fácil encontrar esse tipo de fornecedor, por essa razão é fundamental pesquisar quais são as melhores empresas do mercado para fazer uma boa escolha.

A Votorantim Siderurgia é referência no mercado brasileiro de aço e um dos seus diferenciais é o atendimento adequado e personalizado para você. Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos.

Quer saber mais sobre construção civil? Acompanhe o nosso blog!