Série Aço e História: 27 de novembro, Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Dia 27 de novembro é comemorado o dia do Técnico da Segurança do Trabalho, profissional que tem como principal responsabilidade garantir a segurança e proteção dos trabalhadores. Ele certifica que todas as medidas preventivas estão sendo respeitadas, a fim de evitar acidentes e garantir a saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Como surgiu o profissional de Segurança do Trabalho?

Com a expansão fabril e o acelerado desenvolvimento industrial em meados do século passado, o setor da construção civil começou a solidificar-se, graças as edificações de grandes cidades e construção de novas estradas, portos e hidrelétricas. Isso não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

O desenvolvimento econômico e a expansão dos centros industriais só foi possível graças à mão de obra operária. Contudo, era uma época de pouca informação, com escassas políticas de prevenção de acidentes no trabalho e uma significativa falta de profissionais de saúde, segurança e gestão ocupacional. Essa escassez culminou para a regulamentação de diversas leis que proporcionariam mais segurança aos trabalhadores, entre elas a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e o reconhecimento da capacitação dos profissionais dos setores industriais.

Mas foi somente em 27 novembro de 1985 que entrou em vigor a lei que regulamentou o exercício da especialização do profissional de Segurança do Trabalho  Assim, surgiram pessoas responsáveis por garantir proteção, prevenção, comunicação e cuidados relacionados às atividades do trabalhador.

O profissional

Dentre as diversas atribuições do técnico em segurança do trabalho, destaca-se informar o próprio empregador e os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho. Ele também é responsável pela promoção de campanhas e eventos internos com o intuito de divulgar as normas de segurança, saúde e gestão ocupacional. E ainda deve estar atento as novidades do mercado, capacitando-se constantemente e estudando sobre acidentes e doenças de trabalho, a fim de garantir cada vez mais a segurança dos trabalhadores.

E por esses motivos, esses profissionais são tão importantes. Graças a eles os trabalhadores têm mais segurança, melhorando a produtividade, o que é muito bom para a economia.

A Votorantim Siderurgia trabalha com produtos para construção civil e coloca a sua disposição vergalhões em barra, barras de transferência e o Obra Fácil, os vergalhões Votoraço cortados e dobrados. Somos referência no mercado brasileiro e um dos nossos diferenciais é o atendimento adequado e personalizado para você. Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos. Quer saber mais sobre construção civil? Acompanhe o nosso blog!