Entenda a reciclagem do aço

Além de ser um dos materiais mais utilizados em nossa sociedade hoje (construção civil, transporte, eletrônicos) e um dos metais mais antigos da civilização (descoberto no século XII a.C.), o aço também é 100% reciclável. O império romano já reciclava os instrumentos de guerra deixado nas trincheiras para produção de novos materiais.  

Formado através da combinação de de minério de ferro e carvão, aquecidos em forno alto, o aço  sempre pode ser renovado. A sucata do aço pode, infinitas vezes, ser transformada em um novo aço, isso sem perda de qualidade, sendo sua reciclagem feita por fornos elétricos.

Hoje em dia, de um lado temos os famosos ferros-velhos. Eles e os sucateiros são responsáveis pelo recebimento e destinação correta do aço. Do outro lado está a usina, que através de toda sucata coletada fabrica aço novo. O aço novo e o usado se misturam em harmonia, formando ligas cada vez mais fortes e duradouras.

A reciclagem do aço também é um processo com baixo impacto ambiental, sendo um dos que menos consomem energia – 80% menos – em seu ciclo de reciclagem, o que contribui na preservação dos recursos naturais por evitar a extração de matéria-prima, reduzindo a emissão de CO2.

Segundo Cristina Yuan, do Instituto Aço Brasil, o aço é, atualmente, o material mais reciclado no mundo. Ainda assim, não existem ações governamentais adotando medidas de estímulos, como reduções fiscais e políticas para renovação de frota de veículos para o descarte adequado de eletrodomésticos.  

A Votoraço é um dos maiores produtores e distribuidores de aço do país, oferecendo qualidade em todos os seus produtos. Somos referência no mercado brasileiro e um dos nossos diferenciais é o atendimento adequado e personalizado para você. Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos.

Quer saber mais sobre o aço e construção civil? Acompanhe o nosso blog!