Construção civil e sustentabilidade: a reciclagem de aço - Blog Votoraço

Construção civil e sustentabilidade: a reciclagem do aço

Você que acompanha nosso blog já sabe os inúmeros benefícios do aço. Ele é um material muito resistente, maleável e reciclável. Essas três qualidades fazem do aço um material indispensável na construção civil moderna.

A reciclagem torna o aço um material também muito econômico. O reaproveitamento de 100% garante a esta liga de metal a condição de ser um dos materiais mais reciclados e recicláveis do planeta.

É possível fazer um aço novo sem que ele perca suas qualidades originais. Assim, o aço consegue ser um material de baixo custo, o que é muito atrativo para a obra. Segundo dados do Instituto Aço Brasil (IABr) o aço reciclado representa quase 30% do material fabricado no Brasil.

Onde o aço reciclado é aproveitado?

Ele é usado principalmente em fornos elétricos a arco, e também no processo de produção de aço pelo conversor a oxigênio. Além do aço em si (que é reaproveitado na construção civil, como em vergalhões de aço), outros coprodutos (materiais resultantes da produção do aço) e resíduos gerados podem ser utilizados em outras indústrias e setores, de acordo com o Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA). Esses coprodutos do aço podem ser utilizados na pavimentação de estradas, indústria cerâmica, agricultura, fabricação de automóveis, embalagens, produtos da linha branca e até mesmo na fabricação de cimento e concreto.

Ou seja, a reciclagem do aço gera uma economia circular, seja pelo reaproveitamento da liga metálica em si ou dos materiais resultantes da sua produção. E isso faz muito bem ao planeta. Com a diminuição do processo de geração da liga metálica, há uma preservação de recursos naturais não renováveis e uma significativa redução das emissões de CO2, que é um perigoso poluente.

Como é feita a reciclagem do aço?

A reciclagem do aço origina-se de métodos bem simples e sustentáveis. Inicialmente ele deve ser separado dos demais materiais, em um processo de triagem. Posteriormente, ele é destinado para a classificação, seleção e depois prensa. Para finalizar, o aço é enviado a uma usina siderúrgica que o reaproveita para a produção de novos produtos.

Portanto, utilizar aço na sua construção só traz vantagens para sua obra. Quer saber mais sobre aço e construção civil? Acompanhe o nosso blog! Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos.