Maleabilidade e resistência, essas são características essenciais para toda obra. Por isso o arame recozido é muito usado na construção civil, graças às suas propriedades que o tornam bem versátil.

O que é o arame recozido?

Fabricados a partir do aço de baixo teor de carbono sua matéria-prima é o fio-máquina obtido da laminação a quente. Após passar por uma decapagem, onde são eliminadas as impurezas, o arame segue para a trefilação (redução da largura e aumento do comprimento) e posteriormente segue para o recozimento em fornos de tratamento térmico. Esse último processo tem como objetivo eliminar a dureza, tornando o aço maleável e de fácil manuseio. Geralmente o arame também passa por um processo de galvanização, recebendo uma cobertura de zinco para proteger contra a corrosão.

O arame recozido é aplicado em diversas ocasiões devido a seu alto grau de ductibilidade e resistência à tração de até 45kgf/mm2. Na construção civil, ele é utilizado na fixação de vergalhões em armaduras de concreto armado e na indústria esse material é empregado para a amarração de peças. 

Ele é fornecido em rolinhos de 1 kg agrupados em pacotes de 10 kg e rolos de 35 kg, 50 kg e 200 kg.

A Votorantim Siderurgia é um dos maiores produtores e distribuidores de aço do país, oferecendo qualidade em todos os seus produtos e serviços. Somos referência no mercado brasileiro e um dos nossos diferenciais é o atendimento adequado e personalizado para você. Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos.

Quer saber mais sobre o aço e construção civil? Acompanhe o nosso blog!