A Votoraço em projetos de torres de transmissão de energia

A Votoraço em projetos de torres de transmissão de energia

Os aços longos produzidos pela Votorantim Siderurgia são amplamente utilizados na construção civil e construção mecânica. Eles chegam ao mercado pela marca Votoraço. As especificações da linha Votoraço abrangem um mix completo de produtos que seguem à risca os padrões e normas técnicas hoje em vigor. E um dos principais produtos, dessa vasta linha, são as cantoneiras.

Fornecidas em amarrados de 1 t linha leve e 2 t linha pesada, nos comprimentos de 6 m ou 12 m, estes produtos são utilizados normalmente na construção mecânica em geral, como em estruturas metálicas, em torres de energia e telecomunicações, máquinas e implementos agrícolas, além de outras aplicações.

Votoraço em grandes obras

Sendo a terceira maior produtora de aços longos no Brasil, com usinas localizadas em Resende (RJ), Barra Mansa (RJ) e Três Lagoas (MS), contando com unidades comerciais distribuídas por todo o país, não é surpresa alguma encontrar grandes projetos utilizando materiais Votorantim.

Um exemplo é o Projeto Xingu Rio, da chinesa State Grid Brazil Holding, que levará energia do Pará ao Rio de Janeiro. Na cidade de Paracambi, região metropolitana do Rio, será construída a segunda linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, levando energia do estado do Pará, passando por Tocantins, Goiás e Minas Gerais, até chegar ao Rio de Janeiro.  

Com investimentos de R$ 9,6 bilhões, os 2.518 km de extensão do sistema serão compostos por linhas de transmissão de 800 kV, mais duas estações conversoras, com capacidade de transmissão de 4.000 Mw.

Esse empreendimento é, sem dúvida, fundamental para o setor de infraestrutura do Brasil, pois além de contar com o que há de mais moderno em linhas de transmissão no mundo, irá contribuir para a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto contou até com a visita do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, e do presidente da República, Michel Temer ao centro de comando e operação da State Grid, na China.

Além disso, espera-se que a obra gere 16 mil postos de trabalho no país, durante o período da construção. A inicialização da operação comercial da linha está prevista para final do próximo anos. Esse é mais uma grande obra que conta com os produtos Votoraço.

A Votorantim Siderurgia é referência no mercado brasileiro de aço e um dos seus diferenciais é o atendimento adequado e personalizado para você. Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos. Quer saber mais sobre construção civil? Acompanhe o nosso blog!