5 itens para verificar ao selecionar o fornecedor de aço

Você já deve ter ouvido a expressão “o setor de compras é o coração da empresa”, não é mesmo? Ela está certa. Uma das principais razões para o sucesso de uma empresa está ligado ao fornecimento de materiais, e não é diferente no canteiro de obras. Para que tudo seja bem feito e sem atrasos, é necessários contar com fornecedores de qualidade, que entreguem os materiais corretos, nos prazos estipulados, com a qualidade necessária e, sem esquecer, com um bom preço.

Então vamos entender como escolher um bom fornecedor de aço.

Credibilidade e estabilidade

Uma das principais características de um bom fornecedor é a credibilidade. É essencial buscar por empresas sérias, que atuem há um bom tempo no setor e que tenham experiência no mercado. Credibilidade não é algo fácil de se adquirir, o que faz com que essas empresas zelem por sua reputação, tendo relação direta com a formalidade do atendimento e a qualidade dos seus produtos. Empresas consolidadas estão sempre atentas à legalidade dos seus produtos e processos, o que traz mais segurança ao comprador.

A estabilidade financeira também é fundamental na hora de escolher o fornecedor. Essa característica mostra a capacidade dele de arcar com todas as responsabilidades adquiridas, evitando de deixar serviços pendentes.

A empresa respeita as normas técnicas?

As normas existem e servem para garantir que todos os processos ocorram da melhor forma possível, prezando sempre pela segurança. Por isso, grande parte dos materiais na construção civil têm normas técnicas, que devem ser cumpridas. Portanto, é primordial escolher um fornecedor que atenda às normas, oferecendo selos de qualidade em seus produtos.

O vergalhão de aço, por exemplo, é um material que necessita atender às normas técnicas, como é usado em grandes obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, é essencial que ele ofereça segurança.

O fornecedor deve cumprir prazos

Tempo é dinheiro. O atraso na execução de um empreendimento pode gerar prejuízos financeiros, por isso o planejamento da obra é o que irá garantir o sucesso da execução. Um fornecedor que não cumpre prazos deve ser descartado da sua lista, independente de ter um preço melhor, pois nesse caso o barato pode sair caro.

Procure por empresas com boas recomendações no mercado, com diferenciais como agilidade no atendimento e solicitação de pedido, rapidez na entrega e processo de compra sem burocracia.

Qualidade dos produtos e serviços

Um fornecedor com credibilidade no mercado, que respeita as normas e cumpre com o prazo, com certeza oferece produtos de qualidade, o que pode acarretar em um valor mais elevado. Mas cuidado, nem sempre preço alto é sinônimo de ótima qualidade. Como já dito, busque informações de outros clientes e indicações e, se possível, visite o fornecedor para verificar a qualidade do produto.

Preço também é importante

Algumas vezes esse é o fator decisivo na hora da compra, principalmente em uma época de recessão econômica. Mas não adianta comprar produtos baratos, de baixa qualidade e que não atendam às suas necessidades. Procure por fornecedores que ofereçam matérias-primas com bom custo-benefício, para que o barato não saia caro.

A Votorantim Siderurgia trabalha com produtos para construção civil e coloca a sua disposição o serviço de Obra Fácil, o Votoraço cortado e dobrado. Somos referência no mercado brasileiro e um dos nossos diferenciais é o atendimento adequado e personalizado para você. Faça uma cotação online agora.

Quer sabe mais sobre construção civil? Acompanhe o nosso blog!

Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos.