4 dicas para evitar atrasos no cronograma da obra

É quase impossível encontrar alguém que goste de atrasos. No dia a dia, atrasos podem ser interpretados, até mesmo, como falta de educação e isso mostra o quão evitáveis eles devem ser. Porém, em uma obra, atraso significa muito mais do que uma atitude grosseira: traz prejuízos financeiros. A frase “tempo é dinheiro” serve muito bem quando o assunto é construção civil.

Cada dia perdido na obra é um desperdício de recursos, por isso é tão importante concluí-las no prazo. Entretanto, como na vida, imprevistos podem acontecer. Por essa razão, a sua obra deve estar preparada para evitar atrasos e situações prejudiciais ao andamento da construção. Então, confira algumas dicas para manter o cronograma da sua obra.

Planeje muito bem o seu projeto

Esse é um dos fatores cruciais para o sucesso da sua obra, o planejamento. Antes de iniciar a execução é preciso ter traçado cada etapa do processo. É necessário ter definido o que será feito, o que será necessário (mão de obra, materiais, ferramentas, licenças, etc), quais serão os recursos investidos, para cada momento da obra. Calcule o prazo para a conclusão de cada fase e planeje os riscos, assim, evitando de ser pego de surpresa por situações adversas.

O bom planejamento do empreendimento é um manual para a correta execução e sucesso da obra. Sem isso em mãos é muito fácil encontrar problemas no meio do caminho que atrasam o andamento da construção.

Contrate mão de obra qualificada

Um ditado popular é “o barato sai caro“. Para não correr o risco de ter um serviço mal executado, com defeitos e atraso, invista em trabalhadores qualificados para o serviço. Profissionais que atendam às demandas e cumpram suas funções com exatidão. Tendo bons profissionais é muito difícil que algo saia fora do planejado.

Use materiais de qualidade

Assim como é importante contar com profissionais qualificados, é necessário trabalhar com materiais de qualidade. Produtos de qualidade otimizam significativamente o andamento do empreendimento, como o vergalhão cortado e dobrado Obra Fácil, da Votoraço, que facilita o serviço pois o material já vem dimensionado de acordo com as necessidades do projeto, facilitando a montagem e amarração no canteiro de obras. Dessa forma, diminui o espaço para armazenamento, além de evitar o desperdício e a necessidade de equipamentos de baixa produtividade (policortes, serras, etc.), reduzindo, assim, o risco de acidentes.

Fornecedores

Como já falamos, tempo é dinheiro. Então, de que adianta realizar todo o planejamento do canteiro se o seu material chegar atrasado? Por essa razão, deve-se planejar os prazos com fornecedores também. Trabalhar com empresas reconhecidas, bem consolidadas no mercado e com boa reputação de prazos e qualidade dos produtos é imprescindível para a obra. Escolha fornecedores que atendam seus prazos e exigências para, assim, evitar tempo perdido.

A Votorantim Siderurgia trabalha com produtos para construção civil e coloca a sua disposição vergalhões em barra, barras de transferência e o Obra Fácil, os vergalhões Votoraço cortados e dobrados. Somos referência no mercado brasileiro e um dos nossos diferenciais é o atendimento adequado e personalizado para você. Conheça o nosso site e fique por dentro dos nossos lançamentos. Quer saber mais sobre construção civil? Acompanhe o nosso blog!